quinta-feira, 29 de março de 2012

Cores, cheiros, sensações: a corrida como uma experiência sensorial

The Color Run
Nesse próximo final de semana, no dia 31, acontecerá mais uma etapa da The Color Run, em Atlanta, nos Estados Unidos. A ideia da corrida é que todos os participantes vistam camisetas brancas e sejam pintados com uma cor diferente a cada quilômetro. Ao cruzar a linha de chegada, o resultado é uma verdadeira explosão de cores. Uma prova não somente divertida, mas que também produz um efeito visual bastante diferenciado.

Em nosso dia-a-dia também podemos experimentar as mais diversas experiências sensoriais com a corrida. Quem deixa a esteira de lado e se aventura correr por ruas, parques, estradas, praias, consegue desfrutar de sensações que, com certeza, ficarão gravadas na memória. Ou, melhor ainda, ativarão a memória e trarão boas lembranças. Como, por exemplo, fazer um treino noturno e sentir o perfume daquela famosa flor chamada "Dama da noite" e, instantaneamente, recordar algum período feliz da infância.

Podemos correr observando as imagens, as luzes e pessoas ao redor. Correr no escuro aflora os outros sentidos. Sentir na pele o frio e o vento cortando o rosto. Correr na chuva.

Night Run
Correr pelas ruas, à noite

Ou, então, treinar pela manhã, logo que o sol nasce, e sentir o calor aquecer todo o rosto. Correr na praia. Descalços ou com um tênis minimalista que nos faça notar as solas dos pés se alongando. Observar o vaivém das ondas. Sentir o cheiro do mar e visualizar a mudança de cores no céu.

Run Away
Correr e sentir os pés tocarem a areia

Correr ouvindo a trilha sonora do momento... e isso não significa escutar a canção que está bombando nas rádios, mas a sua própria respiração, os latidos dos cães, os sons dos carros. E "ouvir" até mesmo o silêncio. Por que não?

Mas talvez isso seja pedir demais, afinal, quase todo mundo gosta de correr ouvindo uma boa música, aquela que nos impulsiona para a frente e que evoca as mais diversas sensações. O fundamental é sentir.

Boa experiência sensorial, ops, corrida, para você. Até semana que vem!

Cosmic Love - Florence + The Machine

quarta-feira, 28 de março de 2012

Inovação, Empreendedorismo e Consciência são os temas da Hub Escola de Outono. As inscrições já estão abertas!

Um dos ambientes do Hub SP
Estão abertas as incrições para as oficinas e mini-cursos da Hub Escola de Outono. Entre os dias 9 e 26 de abril serão oferecidos cursos de inovação, empreendedorismo e consciência. Marketing no Google sem Mistérios, Como montar uma startup na Internet, Design Thinking na área educacional, e Articulações e estratégias de mídias e redes digitais no mundo corporativo, são apenas algumas das 54 atividades que ocorrerão durante os próximos dias, todas a preços acessíveis.

Iniciada em 2010, a Hub Escola já está em sua 4ª edição e foi idealizada para ser um festival de aprendizagem, no qual o conhecimento é compartilhado de modo a gerar reflexões e ideias para a realização pessoal e de novos negócios. Além de aprender, os participantes tem a oportunidade de conhecer pessoas com afinidades, desenvolver contatos e, com certeza, fazer MUITOS amigos.

Oficina de Facilitação Gráfica durante a Hub Escola de Inverno, em 2011
As oficinas acontecem no The Hub SP, um espaço de co-working especializado em atender empreendedores sociais. Lá não há copos descartáveis, nem cerimônia: você pode entrar, se servir e, claro, lavar seu próprio copo na cozinha coletiva, onde ocorre a maior movimentação e troca de ideiais, durante os intervalos dos cursos. A sensação é de se estar em casa.

Mas não se deixe enganar: apesar da entrada do Hub SP ficar camuflada em uma pequena porta, localizada na Rua Bela Cintra, são 500m² de área disponível para receber centenas de participantes. Podemos chamar a tal "portinha" de um verdadeiro Portal... do Conhecimento.

Com vontade de aprender? A Hub Escola tem muito a oferecer.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Correr no Minhocão durante a semana? Sim, é possível! Como treinar no Baixo Centro

foto: Fernando Stankuns

Quase todo mundo sabe que o Elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão, fecha aos domingos, momento no qual se torna palco de diversas provas de corrida de rua, como a Meia Maratona Internacional de São Paulo (que aconteceu no início desse mês), e também vira espaço de lazer para os moradores da cidade.

Mas poucos são os que sabem que, essa famigerada via expressa, é um ótimo local para se treinar durante a semana. Fechada entre o período das 21h30 até às 6h30 (para a felicidade dos moradores dos arredores, que podem dormir em paz), o Minhocão possui uma estrutura ótima para quem deseja fazer uma simples rodagem (sua extensão atinge quase 3,5km) ou então melhorar a velocidade das passadas por meio dos temidos tiros (Calma, não é correr de tiro, gente! Treino com tiros é isso aqui).


foto: Fernando Stankuns

Exceto pelos resquícios de poluição, expelida pelos carros durante o dia, correr no Minhocão é uma experiência bastante agradável. Apesar do horário de seu fechamento ser meio tarde, ainda assim encontramos crianças com seus pais, idosos, amigas caminhando em grupo, mamães empurrando carrinhos de bebês

Também dividimos a pista com ciclistas equipados com pisca-piscas em suas bikes, o que complementa a iluminação do local (que é um pouco falha em pequenos trechos). Infelizmente não temos a companhia de árvores (algumas poucas), mas podemos contemplar a paisagem urbana e nos entretermos com a imagem de centenas de janelas voltadas para nós, o que faz com que o trajeto seja o contrário de entediante. Curvas e aclives levemente acentuados são também um tempero especial que dão "aquele saborzinho" ao percurso.

Então, ficou curioso e quer diversificar os seus treinos? Variar os locais de treinamento pode ser uma excelente estratégia de motivação.

Caso queira saber um pouco mais sobre a região, entre hoje e o dia 1º de abril, ocorrerá o Festival Baixo Centro, que promete movimentar o Minhocão e arredores com diversas exposições e atividades. Para conhecer a programação, clique no mapa abaixo. Bons treinos!



quarta-feira, 7 de março de 2012

A crise dos 7 anos já passou!




Milk comemora mais um ano lembrando dos cases

de sucesso e abrindo as novidades para 2012



Diretores chegando ao trabalho de bicicleta, vestindo camisa polo, bermuda e tênis. Funcionários também com as mesmas vestimentas mais descontraídas, pois ali eles correm no sentido literal da palavra: praticam corrida e outras atividades físicas. O exemplo vem dos sócios: o ex-fumante Ricardo Santos, 38 anos, corredor e maratonista desde 2005, e o triatleta Rodrigo Raso, 35 anos, que já carrega títulos de maratonista, ultramaratonista e iron man, entre outros.


Quem já esteve na Milk sabe que é assim o dia a dia dessa empresa, que há 8 anos se destaca por criar ações voltadas para empresas que querem se conectar com pessoas saudáveis. “Fazemos CONEXÃO COM GENTE SAUDÁVEL. As empresas que querem se conectar com esse público, buscam nossos serviços”, explica Ricardo Santos. “Os clientes percebem a legitimidade do nosso discurso porque somos parte desse público e vivemos esse estilo de vida ”, completa Rodrigo Raso.


Entre as empresas que buscam essa CONEXÃO, estão Nike, Água Frescca, Cenoura & Bronze, Wickbold, British Airways, Duracell, Philips, Nestlé, Editora Abril, Sony Ericsson, Johnson & Johnson, Plus Vita, Secretaria do Esporte, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, TAM e Bayer Schering Pharma são alguns clientes da empresa.


CASES DE SUCESSO

BRITISH AIRWAYS (JANEIRO2012) > Quatro atores caracterizados de Beatles, a bordo de um Mini Cooper adesivado, estiveram nos principais pubs de São Paulo para divulgar as tarifas promocionais da companhia.


CENOURA&BRONZE (DEZEMBRO/JANEIRO/FEVEREIRO 2012) > Foram 4 passeios ciclísticos nas principais cidades do Brasil (São Paulo, Santos, Salvador e Rio de Janeiro), onde a empresa teve um retorno grande em mídia espontânea.


NIKE (DESDE 2010) > As ações incluem permitir a atletas de elite testar lançamentos de tênis por 15 dias, e presentear treinadores com modelos com tecnologia de ponta. Além disso, também organiza a prova SP-RJ 600k

DURACELL (2009) Oito corredores de elite com pilhas infláveis nas costas ultrapassaram a maioria dos 5 mil participantes de uma prova


SONY ERICSSON (2008) Atletas correram vestindo cintos com celulares e caixas de som para divulgar modelos da linha W durante uma competição