quinta-feira, 31 de maio de 2012

Correr... só que ao contrário! Saiba um pouco mais sobre os benefícios de correr de costas

Garret Doherty, recordista de Marcha Reversiva (uma milha em 6min57s)

No último treino #COISADABOA, organizado pela Milk, a galera de São Paulo realizou séries com  exercícios educativos variados. Dentre eles, estava o correr de costas.

Inserido dentro dos treinos de corrida, o correr de costas proporciona alguns benefícios, como:

- Estimulação e sincronização dos hemisférios cerebrais;
- Abertura da caixa torácica;
- Fortalecimento da musculatura;
- Melhora do equilíbrio e visão periférica.


 


De olho na qualidade desse tipo de exercício, há praticantes que fizeram do correr de costas a sua atividade principal. São os corredores de Marcha Reversiva (Reverse Running ou Retro-Running). Apesar de pouco conhecida, a Marcha Reversiva já conta com circuito próprio no Brasil.


4ª Edição de Marcha Reversiva no Brasil



Vale lembrar que é preciso tomar alguns cuidados para realizar a prática. Caso queira incluir em seus treinos alguns trechos de corrida de costas, atente-se ao local, que deve possuir poucas pessoas, nenhum buraco ou qualquer tipo de obstáculo. Segundo Pablo Galletto, especialista da modalidade, também "vale ressaltar que a MR é vetada para pessoas que tenham labirintite, hérnia ou protrusão de disco ou qualquer outra patologia que impeça a atividade física".

E aí, vamos correr um pouco? Só que ao contrário!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Aos participantes da Maratona Internacional de SP 2012

Maratona Internacional de SP

Pessoal que vai correr a Maratona Internacional de SP e que queira contribuir com a Ciência, esse recado vai para vocês!

Pesquisadores das instituições USP, UNIFESP e Dante Pazzanese, estão selecionando participantes do sexo masculino com idade entre 25 e 45 anos que realizarão o percurso de 42.195 km da Maratona Internacional de SP de 2012, para participarem de um estudo multicêntrico.


O objetivo do estudo é "monitorar as alterações cardiovasculares e inflamatórias após prova de Maratona".


Será realizado um teste ergoespirométrico nas três semanas que antecedem a Maratona.


Serão realizadas três dias de coletas de sangue, saliva, raspado nasal e urina, sendo: sábado que antecede a Maratona, exatamente após a prova e 72 horas após a prova.


Os interessados com as características previamente informadas, deverão manifestar o interesse enviando para o e-mail pesquisausp1@gmail.com as informações:


Nome completo:
Idade:
E-mail:
Telefone fixo:
Telefone celular:


Ao final, os participantes do estudo receberão uma pasta contendo os resultados.


Informamos que as vagas são limitadas para os 60 primeiros.


Atenciosamente,

Pesquisadores USP/UNIFESP e Dante Pazzanese

sexta-feira, 11 de maio de 2012

No Dia das Mães, são elas que correm!

Andreia voltou a correr após o nascimento da sua Beatriz

No próximo domingo, os corredores acordarão mais cedo para treinar e chegar com folga nos lares maternos. O almoço será em comemoração do Dia das Mães. Contudo, a realidade é que muitas mamães é que acordarão mais cedo para correr. Se antigamente a gravidez era considerada um estado de fragilidade, e o cuidado com os filhos uma obrigação apenas da mulher, atualmente as mamães não hesitam em procurar mais qualidade de vida, mesmo que isso signifique passar um tempinho longe dos filhotes, deixando-os com os pais, parentes ou até com o próprio personal trainer, como é o caso de Andreia Dornelles.

Apesar da rotina agitada, dividindo seu tempo entre São Carlos e São Paulo (onde o marido trabalha), Andreia sempre praticou corrida e voltou a treinar quatro meses após o nascimento da pequena Beatriz. Segundo ela, a principal motivação para voltar aos treinos não foi o emagrecimento dos quilos ganhos durante a gravidez, ou o retorno às provas de rua, mas sim o bem-estar que, para ela, "só a corrida proporciona".

 A próxima meta da Andreia é baixar o tempo nos 5km, depois retornar com fôlego aos 10km

Para aliar os treinos com os cuidados da bebê, Andreia conseguiu o que muita mamãe sonha: um personal trainer que também atua como "babá": "Treino com um personal baby care,ou seja, tenho um personal que me treina e ao mesmo tempo olha a Beatriz para mim. Enquanto eu corro, ele fica com ela".

A maioria das mamães pode não ter alguém como o personal trainer da Andreia, mas podem pedir para o marido ou alguém de confiança ficar com os pequenos para irem praticar sua atividade física preferida. Com certeza, os ganhos serão para todos, pois mulheres que se exercitam ficam muito mais dispostas e felizes.

E caso você ache que não pode retornar aos exercícios, porque não tem ninguém para ficar com as crianças, pense bem se essa não é uma desculpa para adiar a atividade física. Sempre há alguém disposto a ajudar!


Feliz Dia das Mães e até semana que vem.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Corridas de rua do mês de Maio: já escolheu a sua?

Corridas São Paulo

Fila Night Run - São Paulo

Distância: 5 e 10 km São Paulo/SP 
12/05/2012

 

Circuito Athenas - Etapa 1 - São Paulo

Distância: 5 e 10 km São Paulo/SP 
13/05/2012

























Corrida Noturna Caixa

Distância: 4 e 8 km São Paulo/SP
20/05/2012

 

Track&Field Run Series

Distância: 5 e 10 km São Paulo/SP
20/05/2012
Distância: 5 e 10 km São Paulo/SP
20/05/2012

 

Série Delta - 1ª Etapa - São José dos Campos

Distância: 5 e 10 km São José dos Campos/SP
20/05/2012
27/05/2012

Corridas Rio de Janeiro 

Distância: 5 e 10km
12/05/2012

 

Circuito W Run

Distância: 4 e 8 km 
19/05/2012 

 

PONTE RIO-NITERÓI 

Distância: 21km
20/05/2012

 

Mizuno 10 Miles

Distância: 2,5, 5 e 10 milhas  
20/05/2012

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Para ler debaixo do cobertor: Do que eu falo quando eu falo de corrida, de Haruki Murakami

O escritor Haruki Murakami treinando

A maior parte do que sei sobre escrever ficção aprendi correndo todos os dias
 Haruki Murakami


Como nem só de treinos e suor vivem os corredores, hoje trazemos uma dica de leitura para aproveitarmos o final de semana friozinho e permanecermos em contato com a corrida, claro.

Do que eu falo quando eu falo de corrida, escrito por Haruki Murakami, é uma espécie de autobiografia do autor, na qual ele discorre sobre as duas linhas principais de sua vida: a escrita e a corrida. Segundo Murakami, ele não seria o escritor que é hoje e não teria conseguido escrever todas as suas obras se não fosse pela corrida, esporte que ele considera parte fundamental do seu dia.

Capa da edição brasileira do livro
O seu relato traz descrições de provas, o dia-a-dia como romancista, momentos de tensão em maratonas e ultramaratonas, seu início no triathlo e, sobretudo, seu processo de envelhecimento e amadurecimento como pessoa e esportista.

A leitura flui como um gostoso bate-papo e é interessante perceber ao longo das páginas o quanto a corrida pode influenciar as mais diferentes pessoas em seus ofícios.

Haruki Murakami nasceu no Japão e é um dos escritores mais populares e premiados de seu país. Autor também de Kafka à beira-mar, Norwegian Wood, entre outros.