segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O Dia Mundial Sem Carro

Ele surgiu em 2001 no Brasil e desde então, é comemorado no dia 22 de setembro




Muitos já aderiram a ideia, como é o caso do diretor da Milk Comunicação, Ricardo Santos, que há 4 meses optou por uma vida mais saudável, fugir do transito e colaborar com o meio ambiente, trocando assim seu carro por uma bicicleta. Trata-se de um meio de transporte rápido e totalmente não poluente, cada vez mais popular em grandes cidades dos Estados Unidos e da Europa.
O Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, é uma tentativa de conscientizar as pessoas sobre esse mal. O movimento surgiu na França, no final dos anos 90, e chegou ao Brasil em 2001. A ideia é que todos deixem o carro na garagem e busquem formas alternativas de transporte, diminuindo a quantidade de veículos nas ruas e reduzindo assim os congestionamentos – e a poluição por tabela. A bicicleta é o símbolo desse movimento.
Os altos índices de poluição registrados em metrópoles do Brasil inteiro nestes dias secos de inverno trouxeram de volta o debate sobre a necessidade de se encontrar novas soluções para o transporte público. A fumaça produzida pelos automóveis corresponde a cerca de 70% da poluição de uma cidade como São Paulo.
O problema é mais crônico em São Paulo, cidade que tem um carro para cada dois habitantes. Um dia “normal” tem em média 100 quilômetros de vias congestionadas pela manhã e no final da tarde. Em véspera de feriado, a cidade para, com até 300 quilômetros de ruas e avenidas entupidas de carros.
O número de adeptos no Brasil cresce a cada ano, com a ajuda, inclusive, do poder público em alguns casos – prefeituras que fecham ruas e fazem ações de passeios de bicicleta ou caminhadas como forma de chamar a atenção para o uso racional dos automóveis e de estímulo a formas mais sustentáveis de mobilidade. Cidades como Curitiba (PR) e Sorocaba (SP) se destacam pelo número de ciclovias – é possível ir de um ponto a outro sem ter de disputar espaço com os carros.

Fonte: Social Bike / Yahoo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário