quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Miopia, astigmatismo... Não deixe que eles te afastem do seu esporte favorito

Beto Jeon, tem miopia e astigmatismo, corre de óculos (Foto: Cadu Maya)
Foi-se o tempo em que se usar óculos era considerado algo constrangedor, digno de se sofrer bullying na escola. Se antigamente éramos alvo de apelidinhos como "quatro olhos", hoje usar óculos não é apenas uma forma de corrigir deficiências visuais, mas é também considerado um acessório cool.

Porém, dentro do esporte vemos poucos atletas utilizando os óculos para praticar atividade física. Até esquecemos que as pessoas que correm ou pedalam diariamente nos parques e nas ruas, também podem conviver com algum tipo de incorreção visual. A maioria usa lentes de contato, como é o caso de Thiago Silva, que tira os óculos para treinar  e os coloca novamente no rosto, na hora de voltar para a casa "Eu não treino com óculos porque não tenho um próprio pra pratica esportiva, senão eu usaria. Só sinto um pouco de dificuldade nos treinos noturnos".

Thiago Silva (ao lado de Beto Jeon), prefere lentes de contato para treinar (Foto: Cadu Maya)

Já Beto Jeon, também corredor, não se adaptou as lentes de contato, por isso passou a correr de óculos. Já acostumado com o acessório em seus treinos, Beto indica apenas algumas desvantagens como, "quando você quer se refrescar, jogando a água em cima de você, molha toda a lente", e também há as marcas no rosto que os óculos deixam em dia de sol forte. Mesmo com esses inconvenientes, os óculos são uma peça fundamental no seu dia-a-dia "Não me vejo sem óculos", e também uma forma de manter a sua identidade "Sou aquele que gosta de usar mesmo e de boa qualidade. Tem que ter estilo com óculos, certo?!".

Nathalia,  tem 8 graus de miopia, e pratica corrida de aventura (Foto: Cadu Maya)

 Caso parecido aconteceu com a Nathalia, aqui da Milk, que sofreu uma forte irritação com as lentes de contato, há seis anos, e desde então só tira os óculos na hora de dormir. "Tenho 8 graus de miopia, mas isso não me impede de praticar os esportes que eu gosto. Pedalo, corro e faço canoagem, tudo de óculos", Para ela, a vantagem em se usar óculos na prática esportiva é não temer que a lente de contato caia ou resseque durante o trajeto. Além disso, por ser tão acostumada com o acessório, ela sente desconforto ao ficar sem. "Quando corro sem meus óculos, a sensação que sinto é a de que está batendo muito vento nos meus olhos".

 Independentemente da deficiência visual do atleta, o importante é que todos saibam que há soluções para os vários tipos de casos e que ninguém precisa deixar de praticar o seu esporte favorito por causa de problemas visuais: "Com o avanço tecnológico à disposição do esporte, o atleta com algum tipo de deficiência visual, pode, hoje, garantir uma boa performance", afirma Virgilio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares (Fonte: Sentir Bem).

E você, já deixou de praticar algum tipo de esporte por conta da sua visão?



2 comentários:

  1. Também uso óculos pra correr, e não consigo correr sem eles. A parte que me incomodava muito era a de molhar a lente e não enxergar nada, mas depois comecei a usar viseira que impede que a água fique na lente, fica a dica. Bons treinos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo depoimento, Kalil!
    Adoramos saber que você encontrou a melhor forma de treinar com seus óculos.

    Abraços!

    ResponderExcluir