terça-feira, 3 de agosto de 2010

Agência abre as portas para universitários





O sonho do publicitário Ricardo Santos, diretor da Milk Comunicação Integral, sempre foi abrir as portas da agência para receber universitários que tivessem interesse em conhecer o dia a dia da empresa. Por isso criou o Projeto Dente de Leite “que estava no papel desde o ano passado, mas ele foi rigorosamente estudado para ser uma oportunidade de ajudar o universitário”, explica.


O que seria exatamente o Projeto Dente de Leite?
É basicamente uma oportunidade do universitário conhecer o dia a dia de uma agência, ter um contato mais próximo com os diretores, no caso eu e meu sócio Rodrigo Raso, além de conversar com os profissionais das outras áreas da agência, como atendimento, criação, planejamento, entre outros.
O encontro acontece sempre na última quinta-feira de todo mês. Começamos com o projeto em março, cada turma sempre com 10 jovens, e posso garantir que a cada nenhum encontro foi igual ao outro.


Por que diz que “nenhum encontro foi igual ao outro”?
O encontro começa sempre com um bate-papo comigo, onde na sala de reunião falo um pouco sobre a Milk e instigo para que os jovens façam perguntas. Já tivemos turmas onde os universitários estavam interessados em conhecer apenas os cases da empresa, em outros queriam saber sobre o mercado, mas nunca as perguntas se repetiram. Pelo menos até hoje.


Mas como são esses encontros? Qual a duração deles?
Geralmente duram de 3 a 4 horas, isso depende muito do interesse do grupo. Como disse, começo um bate-papo na sala de reunião, procuro saber um pouco sobre cada jovem, idade e o que espera do mercado. Abro então para as perguntas e quando o grupo está mais descontraído, levo para o balcão, onde preparo um Milk Shake e cada um tem a oportunidade de conversar com os profissionais das outras áreas.


O universitário ganha algum certificado de participação?
Sem dúvida. Além do certificado, damos a ele uma camiseta exclusiva do projeto.


E para aqueles que gostaram da visita, mas gostariam de conhecer mais, podem se inscrever para outro encontro?
Não, para os interessados em conhecer mais sobre a Milk damos a oportunidade de participarem da 2ª etapa, onde devem enviar algo criativo, serve texto, desenho, apresentação, música, o que acharem mais interessante.


Como tem sido essa 2ª etapa?
Não são todos que participam, mas o feedback que recebemos a cada encontro vem surpreendendo a toda a equipe. São desenhos de vacas falantes, vídeos, caixa de leite, além de vários e-mails e posts em nossas redes de relacionamento


A Milk já descobriu algum talento através do Dente de Leite?
Sem dúvida, talento descobrimos vários, mas por enquanto nosso maior destaque foi o Wagner De Oliveira Ramari que conheceu a Milk em uma palestra dada por mim em sua faculdade (Rio Branco) e se inscreveu para participar do 2º encontro, que aconteceu em abril e destacou-se pelo interesse e ousadia para fazer parte da equipe. Wagner foi o primeiro, de muitos, que a Milk ainda pretende descobrir e contratar através do projeto.


Existe a ideia de criar uma Agência Jr dentro da Milk para desenvolver projetos mais em conta?
Existe, mas a Agência Jr Milk é um projeto para 2011, que por enquanto é apenas um projeto que está no papel, ainda não sabemos se ela existirá de fato.
Os projetos seriam sim para pequenas empresas, mas bem pequenas mesmo, aquelas que nunca contratariam uma agência, ou no máximo,contratariam uma agência Jr de faculdade mesmo. A ideia é que a agência Jr Milk seja uma incubadora de talentos. Ela vai treinar o jovem e vai pegar para trazer para dentro da Milk aquele que se destacar.


Como é feita a divulgação? Como o jovem faz ou o que tem que fazer para participar?
A divulgação do projeto começou através do twitter, mas hoje contamos ainda com o boca-a-boca dos próprios participantes, que ainda divulgam em seus blogs e redes de relacionamentos. Para participar basta enviar um e-mail para dentedeleite@emaildamilk.com.br, com o nome completo, faculdade e telefones de contato e aguardar que nossa assessora de comunicação entrará em contato para confirmar a participação.

2 comentários:

  1. Como estudante, do 6º Semestre de Comunicação Social em Publicidade e Propaganda, achei de muita iniciativa da empresa construir um projeto que tem como intuito mostrar, a todos interessados, o dia-a-dia de uma Agência de Comunicação. Esse encontro com a prática da profissão é de extrema relevância para um estudante de comunicação, pois passa a ter a oportunidade de ver ao invés de apenas ler. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Natacha, ficamos feliz com o seu comentário. Agora estamos também com transmissão ao vivo e claro, está convidada para participar dos encontros.
    Abs,
    Equipe da Milk

    ResponderExcluir