quarta-feira, 4 de abril de 2012

Corredor Anjo: amor pelas pessoas e pela corrida


Se você corre há algum tempo, já deve ter recebido várias perguntas de amigos sedentários, ou que praticam outros esportes, sobre como começar a correr.  São pedidos de conselhos, dicas, incentivos e tudo o mais que concerne ao universo running. Muitas vezes, as mesmas pessoas que perguntam sobre esse esporte, estão curiosas, mas também estão receosas, acanhadas e com diversas dúvidas em suas cabeças: "Será que eu consigo?"; "Talvez correr não seja para mim, eu não aguentaria nem 2 minutos"; "Eu queria tanto... mas pareceria uma boba correndo sozinha na rua", e por aí vai.

Diante desse cenário, o seu papel de corredor(a) experiente é MUITO importante. Explique para quem lhe perguntar, como é correr, como você começou, dê dicas de bons lugares para iniciantes. E, melhor que isso tudo, se ofereça para correr junto com essa pessoa. Você pode chamá-la para conhecer o seu local de treino favorito, talvez um parque bem arborizado e seguro. Relembre os tempos de trote + caminhada, quando você também se sentia ofegante a cada 400 metros e faça com que a experiência para essa pessoa seja a melhor possível. Assim, quem sabe, você não estará conquistando mais um anjo para a legião?

A inspiração para esse post veio do projeto Bike Anjo, que nasceu por causa do amor às pessoas e pelas bikes. Nele, quem ama pedalar pode se prontificar a auxiliar quem quer aprender, ou perder o medo de colocar a bicicleta na rua. E tudo é muito simples, basta você preencher um formulário no site para pedir o auxílio de um "anjo".

foto: autossustentavel.com
Abaixo estão listadas algumas orientações sobre o que é preciso para ser um Bike Anjo:

1. Saber pedalar!
2. Ter noções básicas de como se comportar no trânsito (veja as dicas do Bike Anjo)
3. Conhecer o básico da legislação brasileira sobre bicicleta e respeitá-la (veja aqui um resumo)
4. Ser amigável com o ciclista iniciante e mostrar que pedalar pode ser muito agradável! =D
5. Zelar sempre pela segurança do ciclista iniciante, protengendo-o e reconhecendo os seus limites


Podemos adaptar essas orientações ao universo dos corredores também. Dessa forma, para ser um Corredor Anjo é necessário:


1. Saber correr!

2. Ter noções básicas de como se comportar em parques, calçadas, pistas e avenidas (afinal, temos que saber respeitar os outros pedrestes, corredores, ciclistas e demais pessoas e veículos que dividem o espaço público conosco);

3. Conhecer o básico da legislação brasileira sobre pedestres (se "atropelarmos" alguém durante uma corridinha, certamente não faremos grandes estragos, mas temos o DEVER de seguir a legislação para a nossa própria segurança e de quem está a nossa volta. Por isso, atravesse nas faixas, utilize passarelas - nem pense em atravessar uma estrada correndo!- respeite o sinal fechado para pedestres e espere todos os carros passarem, etc.);

4. Ser amigável com o corredor iniciante e mostrar que correr/trotar pode ser muito agradável! =D

5. Zelar sempre pela segurança do corredor iniciante, protegendo-o e reconhecendo os seus limites.


Que tal? Agora que você já sabe sobre a importância que a sua atitude pode ter na vida de alguém, quem você chamará para correr com você nesse feriado? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário