quinta-feira, 29 de março de 2012

Cores, cheiros, sensações: a corrida como uma experiência sensorial

The Color Run
Nesse próximo final de semana, no dia 31, acontecerá mais uma etapa da The Color Run, em Atlanta, nos Estados Unidos. A ideia da corrida é que todos os participantes vistam camisetas brancas e sejam pintados com uma cor diferente a cada quilômetro. Ao cruzar a linha de chegada, o resultado é uma verdadeira explosão de cores. Uma prova não somente divertida, mas que também produz um efeito visual bastante diferenciado.

Em nosso dia-a-dia também podemos experimentar as mais diversas experiências sensoriais com a corrida. Quem deixa a esteira de lado e se aventura correr por ruas, parques, estradas, praias, consegue desfrutar de sensações que, com certeza, ficarão gravadas na memória. Ou, melhor ainda, ativarão a memória e trarão boas lembranças. Como, por exemplo, fazer um treino noturno e sentir o perfume daquela famosa flor chamada "Dama da noite" e, instantaneamente, recordar algum período feliz da infância.

Podemos correr observando as imagens, as luzes e pessoas ao redor. Correr no escuro aflora os outros sentidos. Sentir na pele o frio e o vento cortando o rosto. Correr na chuva.

Night Run
Correr pelas ruas, à noite

Ou, então, treinar pela manhã, logo que o sol nasce, e sentir o calor aquecer todo o rosto. Correr na praia. Descalços ou com um tênis minimalista que nos faça notar as solas dos pés se alongando. Observar o vaivém das ondas. Sentir o cheiro do mar e visualizar a mudança de cores no céu.

Run Away
Correr e sentir os pés tocarem a areia

Correr ouvindo a trilha sonora do momento... e isso não significa escutar a canção que está bombando nas rádios, mas a sua própria respiração, os latidos dos cães, os sons dos carros. E "ouvir" até mesmo o silêncio. Por que não?

Mas talvez isso seja pedir demais, afinal, quase todo mundo gosta de correr ouvindo uma boa música, aquela que nos impulsiona para a frente e que evoca as mais diversas sensações. O fundamental é sentir.

Boa experiência sensorial, ops, corrida, para você. Até semana que vem!

Cosmic Love - Florence + The Machine

Um comentário: