sexta-feira, 4 de maio de 2012

Para ler debaixo do cobertor: Do que eu falo quando eu falo de corrida, de Haruki Murakami

O escritor Haruki Murakami treinando

A maior parte do que sei sobre escrever ficção aprendi correndo todos os dias
 Haruki Murakami


Como nem só de treinos e suor vivem os corredores, hoje trazemos uma dica de leitura para aproveitarmos o final de semana friozinho e permanecermos em contato com a corrida, claro.

Do que eu falo quando eu falo de corrida, escrito por Haruki Murakami, é uma espécie de autobiografia do autor, na qual ele discorre sobre as duas linhas principais de sua vida: a escrita e a corrida. Segundo Murakami, ele não seria o escritor que é hoje e não teria conseguido escrever todas as suas obras se não fosse pela corrida, esporte que ele considera parte fundamental do seu dia.

Capa da edição brasileira do livro
O seu relato traz descrições de provas, o dia-a-dia como romancista, momentos de tensão em maratonas e ultramaratonas, seu início no triathlo e, sobretudo, seu processo de envelhecimento e amadurecimento como pessoa e esportista.

A leitura flui como um gostoso bate-papo e é interessante perceber ao longo das páginas o quanto a corrida pode influenciar as mais diferentes pessoas em seus ofícios.

Haruki Murakami nasceu no Japão e é um dos escritores mais populares e premiados de seu país. Autor também de Kafka à beira-mar, Norwegian Wood, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário