sexta-feira, 23 de março de 2012

Correr no Minhocão durante a semana? Sim, é possível! Como treinar no Baixo Centro

foto: Fernando Stankuns

Quase todo mundo sabe que o Elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão, fecha aos domingos, momento no qual se torna palco de diversas provas de corrida de rua, como a Meia Maratona Internacional de São Paulo (que aconteceu no início desse mês), e também vira espaço de lazer para os moradores da cidade.

Mas poucos são os que sabem que, essa famigerada via expressa, é um ótimo local para se treinar durante a semana. Fechada entre o período das 21h30 até às 6h30 (para a felicidade dos moradores dos arredores, que podem dormir em paz), o Minhocão possui uma estrutura ótima para quem deseja fazer uma simples rodagem (sua extensão atinge quase 3,5km) ou então melhorar a velocidade das passadas por meio dos temidos tiros (Calma, não é correr de tiro, gente! Treino com tiros é isso aqui).


foto: Fernando Stankuns

Exceto pelos resquícios de poluição, expelida pelos carros durante o dia, correr no Minhocão é uma experiência bastante agradável. Apesar do horário de seu fechamento ser meio tarde, ainda assim encontramos crianças com seus pais, idosos, amigas caminhando em grupo, mamães empurrando carrinhos de bebês

Também dividimos a pista com ciclistas equipados com pisca-piscas em suas bikes, o que complementa a iluminação do local (que é um pouco falha em pequenos trechos). Infelizmente não temos a companhia de árvores (algumas poucas), mas podemos contemplar a paisagem urbana e nos entretermos com a imagem de centenas de janelas voltadas para nós, o que faz com que o trajeto seja o contrário de entediante. Curvas e aclives levemente acentuados são também um tempero especial que dão "aquele saborzinho" ao percurso.

Então, ficou curioso e quer diversificar os seus treinos? Variar os locais de treinamento pode ser uma excelente estratégia de motivação.

Caso queira saber um pouco mais sobre a região, entre hoje e o dia 1º de abril, ocorrerá o Festival Baixo Centro, que promete movimentar o Minhocão e arredores com diversas exposições e atividades. Para conhecer a programação, clique no mapa abaixo. Bons treinos!



13 comentários:

  1. Já corri no Minhocão algumas vezes. Treinava em uma academia na Bela Vista e uma turma pequena se reunia às 22h para sair de lá e ir correr no Minhocão. É MUITO LEGAL! Faz muito tempo que não faço esse trajeto. Podiam organizar um treinão à noite lá. Noite de lua cheia... Hm? Show!

    ResponderExcluir
  2. Olá,Cá

    Nós gostamos muito da sua ideia!Aqui também ficamos entusiasmados com a possibilidade de correr no Minhocão sob a lua cheia. Quem sabe?

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Voltei a treinar graças ao Minhocão. me mudei para a região e "ganhei" uma pista de atletismo, então me animei a voltar aos treinos depois de 4 anos. Os horários são meio restritivos, mas curto muito treinar lá.

    Abraços.

    Fernando

    ResponderExcluir
  4. Que legal, Fernando!
    O Minhocão é uma boa opção para os moradores do Baixo Centro mesmo. Boa volta aos treinos! :)

    ResponderExcluir
  5. Olá, me mudei pra região e fiquei triste pensando que não teria onde treinar, teu post me ajudou mto, obrigado!

    =)

    ResponderExcluir
  6. Jock, moro na região há 5 anos e já fui caminhar lá depois das 23h. É tranquilo. Sempre tem gente passeando com seus cachorros, gente sentada conversando, correndo ou andando de bike. Bem tranquilo. Pra mim foi uma mão na roda, porque não tenho como fazer isso em outro lugar/horário.

    ResponderExcluir
  7. Gente, sabem dizer se te grupo fixo para caminhada corrida durante a semana após as 23h? Queria começar a aproveitar o espaço, mas tenho receio de ir e o lugar estar meio ermo...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu corro lá de vez em quando. Mais nos finais de semana. Moro perto. Mas depois das 23:00 é hiper tarde. rs. Fecha as 21:00 lá. Não se anima neste horário?
      Anota aí o email: onatha@gmail.com

      Se montássemos um grupo, seria muito bom!

      Excluir
    2. Gostaria de saber também se tem algum grupo fixo de corrida durante a semana????Quantas vezes na semana?
      Meu e-mail: gabrielamaciel@ig.com.br
      Tenho interesse

      Excluir
  8. procuro adeptos à bike, a partir das 23h diariamente ? Meu email likkapereira@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Eu super me interesso em fazer parte de um grupo de corrida à noite durante a semana.

    ResponderExcluir